20maio

Você conhece o tratamento de reposição hormonal?

hormoniotA reposição hormonal é um tratamento médico que auxilia pessoas com deficiência hormonal, como o homem que sofre de hipogonadismo tardio, ou a mulher que está na menopausa.
 
Por muito tempo essa terapia foi alvo de mitos, por ter em seus precedentes históricos relatos de aumento do câncer de útero e mama. Isso se dava pelo fato de médicos realizarem o procedimento com hormônios modificados ou oriundos de animais, que eram ingeridos por via oral. Dessa forma, além de ser um hormônio diferente do produzido por humanos, ele passava pela primeira etapa de metabolização hepática e formava diversos compostos que aumentavam os níveis de estrona. Causando problemas nos pacientes.
 
Atualmente, com o avanço da nanomedicina, a reposição é feita com hormônios bioidênticos, ou seja iguais aos hormônios que nosso próprio organismo produz. Outrossim, com o avanço da farmácia e da química orgânica, novas técnicas surgiram, facilitando a adesão dos pacientes ao tratamento e melhorando a absorção pelo organismo através dos chamados transdérmicos ou implantação de chips, pulando, portanto, a etapa de metabolização hepática. Esse avanço também evita a necessidade de reposição por via injetável.
 
Ou seja, quando realizada com acompanhamento médico, exames e com dosagens corretas, associada também à prática de exercícios e dieta balanceada, a reposição hormonal proporciona aos indivíduos excelentes resultados, principalmente nos idosos. Os benefícios abrangem a vida sexual (melhora da libido, por exemplo), disposição, proteção imunológica e cardiovascular, prevenção do câncer, doenças ósseas e depressão, sarcopenia etc.

Contato

  • 81 3877-9449
  • 81 99853-0412
  • 81 99926-6601
  • contato@vitallemedicina.com