27jan

Melhora no desempenho esportivo: saiba como um nutrólogo pode ajudar você.

como-melhorar-o-desemprenho-esportivo-nutrologia-3

Vida com mais saúde.

 

A nutrologia é uma especialidade da medicina que pesquisa as funções normais dos nutrientes no organismo e na fisiopatologia. Ela atua no diagnóstico e tratamento das doenças primárias e secundárias que envolvem os distúrbios dos nutrientes.

Dentro do campo da nutrologia, encontramos a nutrologia esportiva, que estuda a influência do tipo de trabalho muscular na performance física.

O sucesso do desempenho esportivo passa por uma combinação entre vontade, treinamento e uma genética favorável. A importância dos nutrientes como um fator que contribui para o sucesso durante os treinos e competições tem sido reconhecida durante décadas.

No dias de hoje, é muito comum o atleta fazer uso de algum tipo de suplemento, seja ele um atleta profissional ou amador, sempre tentando buscar uma melhora na sua performance.

É aí que entra o papel do nutrólogo, que chega para auxiliar esse atleta através de uma avaliação precisa, indicando a dose, a hora certa, qual o tipo de suplemento ou quais as misturas específicas de suplementos é preciso utilizar para que ele alcance melhores resultados.

“O principal problema hoje entre os esportistas não é o desequilíbrio de nutrientes pré ou pós treino, mas, sim, a escolha de hábitos alimentares sem embasamento científico. O corredor, por exemplo, pesquisa sobre um alimento na Internet e assume aquilo como verdade absoluta, incluindo-o sem moderação ou eliminando-o completamente de sua dieta”, revela Milton Mizumoto, da Associação Brasileira de Nutrologia.

A avaliação feita pelo nutrólogo esportivo abrange, dentre outros: exames hormonais e metabólicos, exames de bioimpedância (que serve para medir a porcentagem de gordura corporal e massa muscular) e exames de calorimetria, para fazer a medição do metabolismo e saber o quanto de energia é necessário suplementar.

Com o auxílio desses exames específicos, somados à avaliação clínica, o especialista pode identificar os excessos e carências da rotina dietética do paciente que influenciam diretamente o seu rendimento no esporte. É claro que, tudo vai depender do diagnóstico encontrado.

A nutrologia consegue agir tanto no processo de emagrecimento, como também na hipertrofia do atleta, fazendo com que ele, juntamente com o treino elaborado pelo seu educador físico e as orientações e acompanhamento do nutrólogo, aumente a sua capacidade de explosão, bem como sua definição e força muscular.

Para entender um pouco mais sobre o que a nutrologia pode fazer por você, clique aqui ou agende a sua consulta.

 

Contato

  • 81 3877-9449
  • 81 99853-0412
  • 81 99926-6601
  • contato@vitallemedicina.com