30mar

A leucina e o ganho de massa muscular

leucina

A leucina ou l-leucina é um dos aminoácidos mais importantes absorvidos pelo nosso organismo. Por fazer parte do grupo de aminoácidos essenciais, não é produzida pelo corpo e precisa ser consumida pela alimentação ou suplementação.

Dos três aminoácidos de cadeia ramificada (BCAAs), a leucina é a que tem maior capacidade de ativar o complexo da m-TOR, o que impacta diretamente a recuperação e desenvolvimento do tecido muscular. Esse fator é ainda mais importante durante o envelhecimento, por ser uma fase que pode resultar na sarcopenia, um processo que causa desequilíbrio na formação e destruição dos músculos. Uma dieta ou uso de suplementos com altas quantidades desse aminoácido pode auxiliar na manutenção de um corpo saudável, principalmente para os idosos.

Consumi-la de forma isolada promove uma absorção mais rápida, mas é sempre necessário associar ao consumo de alimentos ricos em leucina, que incluem a carne, o leite, ovos, castanhas, feijão, trigo integral e a soja para manter os ganhos esperados.

Existem outros benefícios que a leucina pode trazer para a nossa saúde:
– Estimula a produção de novas proteínas;
– Aumenta a energia durante o treino;
– Diminui o estresse muscular.

É importante ter o acompanhamento de um médico que possa analisar o seu organismo e todas as suas particularidades antes de iniciar uma suplementação ou dieta.

Contato

  • 81 3877-9449
  • 81 99853-0412
  • 81 99926-6601
  • contato@vitallemedicina.com