Categoria: Exames

15ago

Você conhece as causas da avitaminose?

frutasA avitaminose é determinada pela deficiência ou falta de vitaminas no organismo, provocando uma série de distúrbios nocivos à saúde do indivíduo.

O principal causador desse quadro é a ingestão de alimentos com poucas vitaminas, mas pode ocorrer devido a agentes secundários, como remédios, gestação e até a puberdade.

A deficiência de vitamina A pode, por exemplo, afetar a visão e desenvolver nictalopia, hemeralopia ou xeroftalmia. A pelagra (rigidez e descamação da pele), a beribéri (tremedeira) e a anemia perniciosa são ocasionadas pela falta das vitaminas do complexo B, enquanto da C pode desenvolver escorbuto (hemorragias internas), derrame articular, a gengivite e a hemorragia nasal.

Além de melhorar a alimentação, o indivíduo pode associar o uso de suplementos vitamínicos com a a orientação de um profissional, que irá preparar um diagnóstico e procedimentos levando em consideração as peculiaridades do seu organismo para reverter o quadro de avitaminose.

11maio

O que é e quais as causas de uma alergia alimentar?

alergia

Alergias alimentares nada mais são do que reações do seu corpo, mais precisamente do seu sistema imunológico, a determinados alimentos. Até mesmo uma porção muito pequena pode desencadear uma reação alérgica. É importante ficar atento, pois algumas podem causar reações fortes e colocar o paciente numa situação de risco elevado.

Outro ponto é a diferença entre alergia e hipersensibilidade. As alergias são mais imediatas e, de certa forma, mais perigosas, podendo causar erupções na pele, problemas digestivos e na respiração. Já a hipersensibilidade costuma se manifestar horas ou até mesmo dias após a ingestão do alimento causador, o que torna difícil determinar o que causa o problema sem a realização de testes alérgicos.

Por isso, recomendamos a realização de testes alérgicos alimentares, que você pode, inclusive, fazer aqui na Vitalle. O teste é feito através da saliva, podendo ser realizado sem traumas e com rapidez, em pacientes de todas as idades, e mostra quais alimentos, e em que grau de sensibilidade, o paciente apresenta resposta imunológica.

Contato

  • 81 3877-9449
  • 81 99853-0412
  • 81 99926-6601
  • contato@vitallemedicina.com