25jan

A Nutrologia e os benefícios de uma vida longa e saudável

banner1

 

O prazer de se alimentar de forma saudável: essa é a essência da finalidade trazida pela nutrologia.

Como uma especialidade da medicina que avalia os males e benefícios trazidos pela ingestão dos nutrientes, a nutrologia vem com a proposta de manter a saúde e reduzir os riscos de doenças, contribuindo na promoção de uma longevidade saudável aliada a uma melhor qualidade de vida.

Os nutrientes são os componentes dos alimentos, como: carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais, indispensáveis para a realização das nossas funções vitais.

As doenças nutricionais são várias e envolvem desde as mais simples, como anemia e carência de vitamina A, até às condições mais complexas, como obesidade, câncer, hipertensão arterial e osteoporose.

Nutrólogo x Nutricionista

 

nutrologia-versus-nutricao-2

A maior diferença entre esses dois profissionais é a formação acadêmica. O profissional de Nutrologia é formado em medicina, se especializando em Clínica Médica e depois em Nutrologia, totalizando em quase 10 anos de dedicação para atuar nesta área.

Essa formação, além de possibilitar o diagnóstico das deficiências e excessos no organismo, orienta sobre uma alimentação mais equilibrada e receita medicamentos, caso necessário.

O nutricionista é o profissional formado em Nutrição. Ele não pode receitar medicamentos, mas é dele a função de prescrição dietética, ou seja, montar os cardápios corretos para cada metabolismo.

É um profissional importante na composição da equipe multidisciplinar de saúde e, assim como o educador físico, é muito importante na abordagem ampla do tratamento de obesidade e sobrepeso, por exemplo.

Atuação e abrangência do Nutrólogo

 

nutrologia-o-que-e

O nutrólogo, através do acompanhamento nutricional do paciente e por meio da avaliação de exames diagnósticos, tanto identifica possíveis “desvios” alimentares, hábitos de vida ou estados orgânicos que estejam contribuindo para aquele quadro nutricional do paciente, como também será capaz de apontar precocemente possíveis desequilíbrios nutricionais.

A nutrologia esclarece ao paciente quais são as substâncias benéficas e maléficas presentes nos alimentos, de modo que ele passe a ter autonomia e saiba fazer suas próprias escolhas alimentares para viver mais e melhor.

Essas novas escolhas vão propor uma total mudança no seu comportamento alimentar, influenciando, assim, seus mecanismos regulatórios endógenos, contribuindo para o tratamento e prevenção de doenças, além de evitar a recorrência de quadros já tratados previamente.

Se você tem doenças ou sintomas de obesidade, alergias alimentares, diabetes, hipertensão, perda de memória e concentração, osteoporose, insônia, perda de libido, sistema imunológico fraco, problemas cardíacos, queda de cabelos, flacidez muscular ou qualquer outro problema de saúde que queira eliminar ou até prevenir, para ter uma vida longa e de qualidade, está mais que na hora de procurar um Nutrólogo!

 

Contato

  • 81 3877-9449
  • 81 99853-0412
  • 81 99926-6601
  • contato@vitallemedicina.com